Página inicial Blog Aditivos Antioxidantes na Indústria Pet Food

Aditivos Antioxidantes na Indústria Pet Food

por Susana Cazerta, Gerente de Serviços ao Cliente da ADM

Ao longo da história os animais de estimação, também chamados de animais de companhia ganharam um espaço importante na vida dos seres humanos. Na fase de domesticação os animais inicialmente forneciam proteção, força de trabalho, alimento e companhia para os seres humanos. Com a modernização da sociedade os animais passaram a receber alimento e um lugar para morar em troca da companhia, tornando-se até mesmo considerados como parte da família.

O Brasil é o 3º país com mais pets no mundo, fazendo com que os mercados de Pet Food (alimentação), Pet Care (cuidados), Pet Vet (serviços veterinários) e Pet Serv (outros tipos de serviço) estejam em constante ascensão. Em relação ao mercado Pet Food tem-se o desafio de manter o alimento fresco e em condições adequadas de consumo para o animal pois o consumo de alimentos degradados causa impactos negativos na saúde do animal. Para conservação desses alimentos contra a oxidação lipídica são utilizados os antioxidantes.

Antioxidantes

Os antioxidantes retardam a oxidação dos alimentos prevenindo alterações organolépticas e nutricionais. Nas concentrações utilizadas o antioxidante não deve ser tóxico à espécie que irá consumir o alimento, deve ser solúvel em óleos e gorduras, resistente à temperatura de processamento e condições de armazenamento, não promover mudança de cor, odor e sabor nos alimentos.

Os antioxidantes são divididos em duas categorias: primários e secundários. Antioxidantes primários são compostos fenólicos que removem ou inativam radicais livres formados durante a o início da oxidação, doando um átomo de hidrogênio, interrompendo a reação em cadeia. Dentre os antioxidantes primários sintéticos, utiliza-se em Pet Food o BHA, BHT cuja soma não deve exceder 150 mg / kg na dieta de animais.

Figura 1. Estrutura química de alguns antioxidantes sintéticos.

Os antioxidantes secundários ou quelantes, possuem pouca ou nenhuma atividade antioxidante, porém, são capazes de aumentar a atividade dos antioxidantes primários. Ácido cítrico, ácido fosfórico e EDTA atuam como agentes quelantes, pois complexam com íons metálicos, principalmente cobre e ferro, os quais catalisam a oxidação lipídica.

Soluções ADM

A ADM fornece aos seus clientes a linha de antioxidantes sintéticos BP PROTECT AOX composta por antioxidantes sintéticos (BHA e BHT). Para atender necessidades específica a ADM Nutrição Animal conta com um laboratório de pesquisa e desenvolvimento na cidade de Indaiatuba / SP onde estamos prontos para desenvolver soluções personalizadas.

A ADM também dispõe de uma equipe de serviço técnico especializada para projetar, instalar e acompanhar os sistemas de aplicação para cada realidade de fábrica. Além do acompanhamento e do monitoramento dos parâmetros de oxidação através de um plano de análises customizado para cada planta.   

BP PROTECT AOX – AT 20 e AT 30 – Composto antioxidante com BHT e BHA na forma líquida.

BP PROTECT AOX  – AT 20 DRY – Composto antioxidante com BHT e BHA na forma pó

BP PROTECT AOX  – LINHA PLUS – Composto antioxidante com BHT e BHA com quelantes nas formas líquida e pó

NUTRINDO HOJE O NOSSO AMANHÃ.

Fonte

1. https://www.aedb.br/seget/arquivos/artigos24/613572.pdf

2. Jewell DE, Motsinger LA, Paetau-Robinson I. Effet of dietary antioxidants on free radical damage in dogs and cats. J Anim Sci. 2024 Jan 3;102:skae153. doi: 10.1093/jas/skae153. PMID: 38828917; PMCID: PMC11185959.

3. RAMALHO, V. C.; JORGE, N. Antioxidantes utilizados em óleos, gorduras e alimentos gordurosos. Química nova, p. 755–760, 2006.

4. CONEGLIAN, S. M. et al. Utilização de antioxidantes nas rações. PUBVET, v. 5, p. Art–1019, 2011.